Como Fotografar com Pouca Luz | Dicas e Equipamentos

imagem texto Como Fotografar com Pouca Luz | Dicas e Equipamentos

A Fotografia é uma arte viva que apaixona pela variedade de situações que exigem muito estudo, decisões rápidas e as melhores técnicas para obter resultados incríveis.

Fotos em movimento, como de esportes ou animais, ambientes com excesso de luz nos os dias ensolarados, fotos de eventos internos com luz artificial. Mas um desafio instiga até os fotógrafos mais experientes: as fotos externos com pouca iluminação.

Vamos falar de dicas e alguns equipamentos que podem ajudar nos bons resultados.

Quando encontramos fotos de alta qualidade em ambientes com pouca luz, logo pensamos, num misto de encantamento e incerteza: como é possível chegar em resultados tão surpreendentes com tão pouca luz, que é a principal matéria-prima das fotografias?

O caminho é longo, existem algumas ações importantes e que partem da forma como você lida com o seu equipamento, com os recursos dele e, principalmente, das suas decisões diante do objeto e do cenário.

Muitos dirão que, sabendo fotografar em ambientes externos com pouca iluminação, você terá superado o maior obstáculo. Existe um exagero nessa afirmação, cada situação tem seus próprios desafios e pontos de atenção.

O que podemos dizer é que os resultados de fotos com qualidade levam o seu domínio da arte fotográfica e um novo nível.

Vamos falar um pouco de como chegar lá!

Normalmente falaremos de fotos noturnas, quando a situação de pouca luminosidade natural é comum, mas as dicas também se aplicam às condições diurnas que sejam similares, como um dia de tempo fechado ou uma tempestade.

A paciência é a maior virtude das fotos com pouca luz

Parece que a noite é a parte do dia que deve ser dedicada à contemplação e a paciência. Sabe o tempo que os pescadores devem ficar nos rios à espera de um simples peixe?

Na Fotografia, é a mesma coisa, nenhuma situação vai exigir mais paciência de um fotógrafo do que uma imagem externa com pouca iluminação.

E quando falamos em paciência, não subestime: podem ser trinta, quarenta minutos, até mesmo uma hora! O importante é criar as condições ideais para que tudo componha um cenário que você vai capturar com as técnicas adequadas e transformar em uma bela imagem.

Use tripé: a estabilidade é a base das fotos com pouca luz

Parece redundante dizer que a estabilidade é a base, mas é uma condição básica para tirarmos ótimas fotos com pouca luz.

E quando falamos de completa, é isso mesmo – nenhuma possibilidade, por mais sutil que seja, do aparelho se movimentar, porque a tremedeira na foto será inevitável.

E por que esse aspecto é tão importante?

Um dos recursos principais para gerar fotos com pouca luz é reduzir a velocidade do obturador (vamos falar mais adiante) como uma forma de compensar a pouca oferta de luz.

Para que isso funcione com eficiência, e como a exposição será mais longa, deixando todo o processo mais vulnerável a trepidações, é fundamental que câmera ter estabilidade total.

O recomendado nesse caso é usar um tripé e que ele seja adequado à sua câmera, porque as adaptações podem ser tão ruins quando não ter um tripé.

Na falta dele, uma estrutura firme, como um muro ou uma mesa podem ajudar.

Também é essencial usar um controle remoto ou o temporizador da câmera, assim você afasta qualquer influência dos seus movimentos. E claro, é importante escolher um local igualmente estável para o tripé.

Muitas pessoas apostam no tradicional – segurar a câmera – o que dificilmente funciona; como falamos anteriormente, a velocidade baixa do obturador deixa o resultado mais sujeito ao menor movimento – o resultado é uma foto tremida ou borrada.

Você vai usar a longa exposição em fotos tiradas em ambientes com pouca luz

Com a pouca iluminação ambiente e sem o uso do flash, precisamos criar uma condição para que a câmera capte a maior quantidade possível de luz que ela possa usar na composição da imagem.

A forma que temos de obter é aumentando a exposição. O tempo vai variar conforme uma combinações de fatores:

  • • O tipo de ambiente;
  • Se existem pontos de luz ou não;
  • O que você realmente quer mostrar na foto.

O ideal é começar com 1/30 de velocidade e ir clicando para buscar o melhor resultado.

Utilize a lente de maior abertura

A abertura da lente é responsável pela quantidade de luz que a câmera vai receber; quanto maior a abertura, maior a carga de luz que a imagem receberá e a diferença entre o primeiro, o segundo e o terceiro planos será menor.

Para as imagens com pouca luz, você vai precisar de uma lente com, no mínimo, 50mm de abertura. Dessa forma, você garante que mais luz chegue ao sensor de imagens e aumente muito as chances de gerar uma foto com qualidade.

Lembrando que este item deve estar combinado com o aumento da exposição, juntos eles potencializam os resultados.

foto 2 do texto Como Fotografar com Pouca Luz com Dicas e Equipamentos

Use o menor ajuste de ISO

O uso de um valor menor possível de ISSO vai ajudar no ganho de nitidez da paisagem e de mais definição nos pontos de luz, como postes e estrelas, que são sempre os maiores desafios nas fotografias com pouca luz.

No casos dos pontos, podemos impedir o efeito de luz estourada que é muito comum nas fotos escuras e que só os ajustes que comentamos até aqui, aliados ao ajuste de ISO, podem evitar ou atenuar ao máximo.

Veja também:

Por outro lado, é importante ir testando o valor de ISO – aumentando, no caso – para se chegar a um ponto de equilíbrio entre os benefícios da redução e não perder os ganhos do ISSO para a imagem como um todo – evitar o efeito de granulação, por exemplo.

Pense na possibilidade de uma câmera com filme

Passados tantos anos de uso massivo das câmeras digitais, com sensores de imagens, quem ainda acha que existem equipamentos com filmes fotográficos, aqueles de revelar?

Pois existem e não são poucos. Afinal, muitas pessoas consideram que a qualidade final obtida com filmes, em geral e não apenas nas fotos com pouca iluminação, é muito superior às fotos com câmeras digitais.

Contra os filmes pesam alguns fatores importantes desde que o digital invadiu o mundo da fotografia: os filmes são caros, têm uma duração menor e demoram para serem revelados.

Porém, sempre que for possível – principalmente por causa do investimento – considere uma máquina com filme, pois ao usar um ISSO alto, pode evitar o efeito de granulado.

Nossas indicações de câmeras para ótimas fotos com pouca luz

Como vimos até aqui, o equipamento fotográfico tem um peso muito grande na criação de imagens com pouca luminosidade.

Certamente você deve estar pensando se esse é o momento de investir em uma câmera superior.

Se você vai fotografar à noite com frequência, até mesmo em um trabalho específico, é uma hipótese a considerar.

Vamos falar de alguns modelos que podem atender perfeitamente a sua necessidade – e sem pesar muito no bolso.

Nikon D5600

Esse é um modelo DSLR de ponta da Nikon que reúne as principais características de uma câmera semiprofissional e que gera ótimas imagens em ambientes externos com pouca iluminação.

Ela possui lente de 18-55mm, sensor de 24,2 megapixels, ISO de 100 a 25.600 e sensibilidade ISSO aumentada de 6.400 para os cenários de pouca luminosidade, obturador com velocidade entre 1/400 e 30 segundos.

É operada com display touchscreen, captura até 5 imagens por segundo e tem foco automático de 39 pontos. A capacidade sem o uso de flash é de 3.200 imagens.

O preço é outro atrativo!

Hoje em dia, podemos encontrar a D5600 no mercado brasileiro por um preço na faixa de 3.900 reais, excelente para a gama de recursos que ela proporciona.

Quer conhecer mais especificações da D5600 Nikon? Clique aqui.

Canon 7D Mark II

Esse modelo da Canon é considerado um dos melhores para as fotografias com pouca luminosidade, com recursos que permitem obter imagens com ótima qualidade mesmo usando um ISSO alto.

A câmera possui ISO de 100 a 16.000, seu obturador tem uma velocidade de 1/8000 a 30 segundos, display LCD touchscreen e sensor de 20,2 megapixels.

O preço pode ser um empecilho para muitas pessoas: cerca de 7 mil reais no mercado nacional e sem a lente, que pode custar na faixa de 2 mil reais.

Por outro lado, a 7D Mark II entrega ótimos recursos, credibilidade técnica e uma longa vida útil com resultados de alta qualidade.

Quer conhecer mais especificações da 7D Mark II Canon? Clique aqui.

foto 3 camera citada no texto Como Fotografar com Pouca Luz mais Dicas e Equipamentos

Canon 5D Mark II

Outro modelo da Canon com performance de ponta em todos os quesitos e ótimos recursos e resultados para as fotografias com pouca luz.

Ele traz um sensor de 22,3 megapixels (que não está entre os maiores valores que na concorrência alcançam 36 megapixels, ISO de 100 a 25.600 e expansível a 51.200 e obturador de 1/8000 a 30 segundos.

Entre os vários recursos que melhoram a qualidade das imagens, o principal é o sensor full-frame, o que justifica boa parte do investimento, pois proporciona imagens com uma qualidade superior e uma melhor experiência visual, e o sistema que usa o foco automático para melhorar a nitidez da fotografia.

O preço é desafiador – em torno de 13 mil reais em algumas lojas com lente incluída, mas a relação custo x benefício pode justificar plenamente.

Quer conhecer mais especificações da 5D Mark II Canon? Clique aqui.

Nesse artigo, procuramos ajudar você com dicas valiosas para produzir as melhores fotos externas em situações com pouca luminosidade e sugestões de equipamentos que podem potencializar as suas ideias e habilidades.

Gostou desse artigo sobre como Fotografar com pouca luz?

Esperamos que ele tenha dado a você a dimensão da importância de tirar fotos em ambientes com pouca iluminação, trazendo algumas dicas de equipamentos!