Dorothea Lange (1895-1965) foi uma influente fotógrafa documental e fotojornalista nova-iorquina que estava muito à frente do seu tempo. Filha de imigrantes alemães, no auge da Grande Depressão, época em que houve uma grande crise econômica que culminou em altas taxas de desemprego e quedas bruscas do PIB em diversos países do mundo, Lange resolveu levar o grande Graflex para as ruas e trocou o estúdio fotográfico que já tinha desde os anos 1920 pela fotografia de rua.

Ela começou a fotografar os inúmeros desempregados e moradores de rua espalhados por San Francisco, além da situação crítica dos imigrantes nos Estados Unidos e essas temáticas influenciou profundamente o desenvolvimento da fotografia documental, além de culminar com a notabilização da sua arte pelo governo federal, especificamente pela Farm Security Administration (FSA). Durante seu trabalho com o governo, Dorothea percebeu as más intenções políticas, o que resultou num forte teor crítico nas suas fotografias. Após casar-se em 1935 com o segundo marido, o Professor de Economia Paul Taylor Schuster orientou Lange sobre política e questões sociais, juntos documentaram a pobreza rural e a exploração de trabalhadores migrantes.
De 1935 a 1939 Lange fotografou para a FSA o sofrimento dos pobres e esquecidos, famílias rurais que se deslocavam dos seus sítios para as cidades em busca de emprego e a situação caótica dos trabalhadores imigrantes. Dorothea Lange percorreu cerca de 22 estados norte-americanos fotografando o sofrimento dessas pessoas e distribuindo para jornais de todo o país gratuitamente.
Migrant Mother de autoria de Dorothea Lange

A sua imagem mais famosa é “Migrant Mother” (Mãe Migrante em português) que é a foto acima onde retrata uma imigrante chamada Florence Owens Thompson, junto com três dos seus sete filhos. Esta imagem é considerada a fotografia documental mais conhecida do século 20 e se tornou um símbolo de resistência em face da adversidade e uma das mais reproduzidas da história fotográfica, tendo sido veiculado em mais de dez mil publicações.
Veja abaixo uma galeria com as fotos mais marcantes de Dorothea Lange:
Veja dezenas de outras imagens de Dorothea Lange no vídeo abaixo:
A diretora cinematográfica Dyanna Taylor que é neta de Lange lançou em 2014 um documentário sobre a avó. Taylor dirige e narra toda a historia e luta de sua progenitora numa retrospectiva detalhada da vida de Dorothea, confira abaixo o trailer do filme: