4 Oportunidades de Carreira na Área da Fotografia

A Fotografia é uma arte – e hoje em dia, podemos considerá-la assim – que cresce no mundo todo, principalmente com o surgimento e a popularização dos celulares com câmeras cada vez mais potentes e versáteis.

Vale lembrar que uma câmera fotográfica ainda é insuperável nos recursos, especialmente para quem quer investir no mundo dos ensaios e trabalhos profissionais.

Possibilidades de receita não faltam, mas onde a procura é maior?

Existe uma corrente de opinião de que o mercado da Fotografia Profissional não é mais tão interessante quanto há alguns anos, por conta da popularização dos smartphones e celulares com câmeras que se tornam mais profissionais (na medida em que isso é possível) a cada dia.

Muitas pessoas estão usando essas câmeras para praticamente tudo e isso estaria reduzindo o mercado que os fotógrafos precisam para ter o retorno dos seus investimentos em anos de dedicação e estudo e equipamentos.

Porém, é uma situação que está longe da realidade: o setor continua interessante, crescendo e acredite: os próprios dispositivos móveis tenham ajudado nesse crescimento.

Como isso seria possível, com tantas pessoas com um smartphone na mão para registrar os momentos de uma grande festa de aniversário?

Dois fatores são fundamentais para entendermos este fato – do lado do mercado, as oportunidades e do lado dos clientes, a busca por qualidade real.

O setor da Fotografia Profissional nunca foi tão diversificado

Podemos voltar no tempo e lembrar da fotografia profissional há cerca de 20 anos, concentrada em poucos e tradicionais nichos – basicamente o fotojornalismo, a moda, a publicidade e os eventos – grandes festas, casamentos e outros.

Algumas áreas de interesse, como a natureza, ficavam restritas ao uso artístico, sem mercado para render financeiramente. Hoje em dia, as possibilidades são maiores e nasceram do interesse que as pessoas construíram em torno de alguns temas.

Noivos: os já famosos ensaios de pre-wedding;
Making-off de casamento: registrar os momentos de preparação;
Save The Date: específico para registrar a data e enviar convites;
Trash The Dress: o ensaio dos noivos após o casamento para sujar o vestido;
Marketing digital: com as técnicas específicas para imagens de sites e e-commerce;
Plus Size: com técnicas direcionadas ao ensaio de pessoas obesas;
Fotos Pet: ensaios com animais domésticos;
Banco de imagens: especializar em fotos para uso das agências de publicidade;
Museus e Igrejas: nicho pequeno mas que valoriza bem;
Imobiliário e Arquitetura: imagens de ambientes para venda, aluguel e portfolios.

Os novos nichos, na maioria, nasceram das próprias mudanças de comportamento e valores das sociedades, onde as pessoas usam muito mais a fotografia como veículo de imagem e querem registrar mais momentos importantes de suas vidas.

Também há, claro, o uso das fotos como uma extensão da própria identidade ou afirmação social, no caso dos ensaios Plus Size e a importância que as imagens têm na presença digital dos negócios e de seus eventos.

Mesmo os setores tradicionais tiveram de aproveitar as inovações tecnológicas e progredir em qualidade para atender a demanda que voltou a crescer e as exigências do novo público.

Um ensaio infantil nos dias de hoje, por exemplo, é muito mais elaborado (e bonito) que os feitos até os anos 00. A fotografia esportiva precisou investir em técnicas e equipamentos de última geração para transmitir mais emoção e vigor nos jogos e competições.

E todos esses nichos têm algo em comum: a limitação técnica das câmeras embarcadas em smartphones, mesmo as top de linha.

Portanto, as oportunidades são muitas, e o profissional de Fotografia deve investir muito em dois aspectos.

Relacionado: mundo moderno: obsessão por selfies pode ser uma doença?

Qualificação constante

Novos públicos e novas exigências – principalmente com a concorrência investindo – significam que devemos investir mais em qualificação, tanto das técnicas dos ensaios quanto no uso de equipamentos superiores, pois cada nicho tem um olhar artístico e habilidades próprias.

Especialização em segmentos

Muitos profissionais, na busca por um espaço cada vez maior no mercado, diversificam suas especialidades, mas isso pode prejudicar mais do que ajudar, pois cada tipo de trabalho requer equipamentos e até disponibilidade de tempo específicas.

Trabalhar com ensaios pre-wedding, por exemplo, vai exigir tempo para ir aos lugares escolhidos – e os noivos sempre escolhem lugar longe – e muitas vezes o profissional precisa ter carro próprio até para levar a(o) cliente.

A dica valiosa é restringir ao máximo as opções por um bom tempo até adquirir domínio completo das escolhidas, uma boa carteira de clientes e um faturamento confortável.

Durante esse processo, é possível estudar o investimento extra, a nova disponibilidade e expectativa de ganho que um novo segmento pode dar e tomar a decisão sem mexer no time que está ganhando.

foto2 do artigo 4 Oportunidades de Carreiras na Área da Fotografia

A Fotografia Profissional ganha na busca da imagem ideal

Já nos acostumamos, nas festas e eventos, à grande quantidade de pessoas que registram os momentos com seus smartphones de última geração, principalmente os amigos da noiva ou familiares do aniversariante.

Ao mesmo tempo, ainda é raro encontrar um casamento, um congresso ou uma festa de 15 anos sem uma equipe de fotografia profissional. E por que isso acontece?

A resposta é simples: qualidade.

As pessoas se descobriram capazes de fazer ótimas fotos – até dignas de virar quadro – com os recursos nos smartphone e até nas câmeras fotográficas.

Mas quem quer arriscar um acontecimento único com imagens sem a qualidade que encante a todos?

Quem quer casar a filha única e abrir um álbum feito com fotos de várias pessoas, de equipamentos diferentes e sem cuidados básicos? (como a luz sobre o rosto da noiva)

Algo que faz muitas, agora casadas, terem desgosto de mostrar as suas fotos?

É inevitável: a não ser que o seu primo que tira ótimas fotos já seja um fotógrafo profissional e não esteja cobrando ou um amador que domina a arte, não há técnica que vá substituir o talento e não há motivo para correr o risco de registrar momentos únicos sem qualidade e encanto.

A Fotografia é a arte do olhar – e o olhar profissional continua fazendo a diferença.

E quais os segmentos estão no melhor momento de mercado para você investir?

Oportunidade 1: Fotografia Social

É o maior e mais importante segmento da fotografia profissional, pois lida com as diversas experiência sociais do cotidiano – casamentos, grandes festas, formaturas e outros eventos que não sejam corporativos.

É onde você poderá prospectar a maior quantidade de negócios, por outro lado é o mais concorrido justamente por isso – e normalmente é a área onde a grande maioria dos fotógrafos iniciam a sua carreira de amador interessado até chegar ao nível profissional.

Afinal, sempre há aquela festa onde você pode fotografar sem compromisso, impressionar com os resultados e se motivar para seguir em frente.

Então é melhor desistir porque a concorrência é grande?

Com certeza, não.

A concorrência é saudável para o seu negócio e se você faz a prospecção correta, estará sempre visível e na disputa. A qualidade será o diferencial e, infelizmente, a quantidade do mercado expõe a baixa qualidade de muitos profissionais.

• Invista na sua melhor (e contínua) qualificação;
• Estude as mudanças comportamentais que trazem novos olhares para essas ocasiões;
• Tenha o equipamento correto, sem exageros que dificultem o seu trabalho;
• Trabalhe a melhor relação interpessoal durante os trabalhos.

Dessa forma, você será sempre lembrado.

Relacionado: a Fotografia de Eventos exige domínio em ambientes com pouca luz.

Veja nossas dicas de equipamentos!

Oportunidade 2: Fotografia de Moda

A Moda nunca esteve tão presente e intensa no dia a dia das pessoas como atualmente e seguirá nessa tendência, reflexo de várias mudanças sociais importantes.

• A crescente afirmação da representatividade de grupos sociais importantes – população negra, comunidade LGBT, pessoas obesas e outros;
• A maior democratização da moda em termos de estilos e acesso.

O mercado da Moda está investindo fortemente em produção que tenha variedade e escala, alcançando mais lugares.

Por isso, precisa de profissionais de Fotografia que tenham o olhar moderno, para traduzir nas imagens os sentimentos que devem captar os clientes.

A Fotografia de Moda não é um nicho tão grande hoje, mas está em franco crescimento com novos profissionais se formando para atender a demanda do mercado.

• É preciso ser totalmente antenado com as novidades e mudanças estratégicas do setor;
• Frequente eventos de moda, mesmo como convidado, para entender a dinâmica do setor;
• Prepare-se para uma vida sem rotina de horários – que pode impedir os ensaios de estúdio próprio, por exemplo.

foto3 do texto 4 Oportunidades de Carreiras na Área da Fotografia

Oportunidade 3: Fotografia Corporativa

Esse é um segmento altamente promissor, ocasionado pelas mudanças profundas na forma de fazer negócios com o mundo digital.

As empresas, mesmo as pequenas, precisam diversificar a sua presença no mercado e os eventos são uma excelente forma de projetar a marca e formar parcerias.

Além disso, mercados ainda novos como o Marketing Digital investem nos eventos como uma forma estar fisicamente presentes em um mundo completamente imerso na tecnologia.

Importante lembrar que a Fotografia Corporativa não se limita aos congressos e festas de fim de ano da empresa:

as empresas também investem em imagens do cotidiano de trabalho e ensaios institucionais sobre as suas instalações, entre outros aspectos”.

Uma característica importante nesse nicho é o tamanho reduzido e alta concorrência. Por outro lado, são trabalhos de alto valor agregado.

• Invista fortemente no seu networking atual para que clientes de ensaios pessoais e eventos sociais possam recomendar o seu trabalho;
• A apresentação pessoal é fundamental, na dúvida escolha o formal;
• Pontualidade, emissão de nota fiscal e boa relação interpessoal são diferenciais.

Oportunidade 4: Fotografia de Publicidade

Outro segmento que tem sempre muita demanda, especialmente nos dias de hoje, em que a visibilidade com as campanhas é fundamental para os negócios.

O público-alvo são empresas de todos os segmentos e portes, utilizando desde anúncios em jornais e revistas de variedades e especializadas até as mídias sociais, outdoors e outras comunicações visuais.

Este nicho exige uma alta especialização!

É o seu olhar que vai representar a pauta que o cliente definiu para a linha de publicidade.

Os fatores de influência sobre o ambiente são menores – o contratante cuidará de tudo – e você poderá se concentrar na execução.

• Requer trabalhar em vários dias da semana e os mais variados horários;
• Apesar do ambiente controlado pelo cliente, é importante sempre opinar a respeito de detalhes, isso demonstra o conhecimento e domínio que você tem sobre as técnicas;
• O networking é decisivo para propagar os seus trabalhos.

Como podemos ver, a Fotografia Profissional, ao contrário do que muitas pessoas previram, é um setor com alta demanda, que se diversificou muito nos últimos anos e que vem acompanhando as mudanças sociais e comportamentais – o que garante muitas novidades para o futuro.